Hoje não postarei nada sobre moda, nem música, na verdade, vim para falar com você que faz compras pela internet e que já foi lesado ou que nunca foi, mas gostaria de saber o que fazer caso aconteça...
Bem, no mês de outubro acessei, junto com minha mãe (mesmo com ela em outro estado), um site conhecido na internet (visto que anuncia em muitos sites) e fizemos o pedido de dois pares de galochas (cada uma no valor de R$ 139,90 + frete; dando um total de R$ 382,80, as duas galochas juntas), um par para cada, da mesma cor, mesmo modelo, mudando apenas numeração. Confiamos, porque já havia sido feitas compras nesse mesmo site e deu tudo certinho (em 2010), no entanto dessa vez, sequer consta no site que pagamos pelo produto em questão, quer dizer que não há código de rastreamento do produto junto aos Correios. O detalhe é que as entregas, sendo pra Capital, são de 1 a 2 dias no máximo e já estamos esperando o produto há quase 4 meses!
O que fazer nesta situação?
- Primeiro imprima do site o que tiver do produto e das condições de entrega: eu abri a página do anúncio do produto com os detalhes como cor, material, tamanhos, valor (sem frete).
- Depois vá ao seu histórico de compras, lá deverá ter o código do produto, o dia e a hora de quando foi feito o pedido, o link de impressão de boleto e o código de rastreamento (no nosso caso não havia este código).
- Procure o comprovante do pagamento efetuado.
- Através das redes sociais (twitter, facebook, orkut...) e de sites de reclamações, você pode encontrar muitas coisas "legais" sobre a empresa e o dono da empresa. No meu caso encontrei CPF, nome completo, estado de origem, CNPJ da empresa. Portando esses dados, principalmente CPF e CNPJ, vá no site da Receita Federal e lá estará todo o acervo necessário a mais.
- Tire xerox de tudo isso, se possível até duas xerox de cada.
- Em princípio fomos ao Procon. Além de todo o arsenal da internet, precisa-se da xerox de identidade, CPF e comprovante de residência (documentos seus, logicamente). Lá eles irão preencher com seus dados e sua reclamação, uma declaração do consumidor. Darão o prazo de 15 dias para que a empresa entre em contato com você e lhe faça alguma proposta, caso ela não lhe pareça favorável, após os 15 dias, você deverá voltar ao Procon para marcar audiência e escolher entre o produto ou o dinheiro de volta.
- O segundo lugar é a Delegacia de Defraudações e Falsificações onde, munido com todas as provas, você fará um B.O. (Boletim de Ocorrência), relatando todo o acontecido e eles ficarão encarregados de dar um andamento nesse processo.
OBS².: Mesmo que você confie no site, faça uma pesquisa pela internet e procure por pessoas que tenham falado algo sobre o site que você está comprando. No nosso caso, como já havíamos feito compra antes e não houve nenhum problema e com o produto entregue no tempo determinado por eles (de 1 a 2 dias), não achávamos necessário essa pesquisa antes.
OBS³.: Reclame muito citando o nome da empresa pela internet, use as redes sociais, principalmente. Eu fiz isso e encontrei bastante gente com o mesmo problema e ainda me passaram dados sobre a empresa.
Lugares para reclamar na internet:
Foram esses links em que fiz reclamações.
O problema todo com o nome do site e tudo aqui para quem quiser saber qual é e não comprar.
Bom, é isso!
Bjoooooooooo e desculpa a utilização do espaço aqui!
nossa amiga, passado com essa. Nunca gostei de comprar por internet...
ResponderExcluir@LuhMaiia
@BlogLuoucuras
http://luoucuras.blogspot.com
Nunca havia dado problemas, mas dessa vez, deu! =/ Acontece, mas vai ser resolvido! ;)
ResponderExcluir