O Brasil é um país tão grande, mas tão grande que é possível, em uma mesma época haver chuvas torrenciais castigando uma determinada região, seca causando queimadas castigando outra região e um sol deslubrante digno de praias e parques em outra...
Bom, aqui em Fortaleza, espera-se que chova no período entre o fim do ano e início do próximo (dezembro-maio, podendo começar antes e terminar antes, ou iniciar bem depois e ir até um pouquinho depois), ok, não sou metereologista, mas basicamente é assim que funciona!
Enfim, o que eu quero dizer com isso, é que ao contrário do que se pensa, Fortaleza chove! E por mais incrível que possa parecer, rola até relâmpagos, trovões e inundações! Hunrum!
E é nessa época que eu posso usar minhas galochas à vontade (é, porque butina e coturno eu já uso normalmente, mas isso é coisa pra outros posts!!).
Galochas são calçados feitos de borracha ou algum outro material impermeável, de cano alto (medindo até a metade da panturrilha ou chegando próximo ao joelho) e de cano mais largo que as botas convencionais (de couro), não há como ajustá-las à perna.
Criadas por volta de 1880 a pedido do primeiro duque de Wellington, o homem que derrotou Napoleão na batalha de Waterloo, feitas pelo seu sapateiro. O pedido era para que reformasse uma de suas botas criando um calçado confortável e resistente capaz de durar nas batalhas que estavam sendo travadas contra a França.
Antes feitas em couro, as galochas passaram a ser fabricadas com material impermeável. Graças ao processo de vulcanização que consiste em submeter a borracha a altas temperaturas e muita pressão para que se adapte a um molde.
É muito comum vermos as galochas sendo calçadas por funcionários de frigoríficos, eletricistas, trabalhadores das mais diversas funções que necessitem de proteção nos pés! Então eu pergunto: tá, se chover, como andar pelas ruas? De rasteirinhas se sujando e, de repente, infectando os meus pés com lama suja? Ou uso um tênis q vai deixá-lo molhado durante um bom tempo? Por que não uma galocha (fashion, claro, afinal não quero andar por aí como um funcionário da limpeza urbana)?
A questão é saber como utilizá-la, mesmo em regiões quentes e em que momento usá-la!
As galochas são bastante democráticas. Usa-se com shortinhos, vestidinhos leves, saias, vestidos e saias longas, calças, meia-calça... E com guarda-chuvas ou somente muita lama! =)
Para quem quiser adquirir um par, existem sites que trazem à venda diversos pares e por preços bem em conta. Em lojas já é bem mais complicado, tanto pelo valor e, em alguns lugares, pela falta do produto...
Bem humorado e informativo, Mila !
ResponderExcluirParabéns !!
Mulherada, vamo pôr as galochinhas pra fora do armário !