Mini John Cooper Works (versão mais cara do modelo Mini Cooper), personalizado pela empresa CoverEFX |
Enfim... Começando pelo Brasil, o já falecido estilista polêmico Clodovil Hernandes foi quem, em parceria com a Chevrolet, lançou um Monza que trazia sua assinatura nos bancos e em um jogo de malas. Foi edição limitada e exclusiva de uma Concessionária em Itororó (BA).
Monza Clodovil |
Seguindo o mesmo caminho, a Citroën, lançou o C3 Ocimar Versolato, em 2004 segundo o mesmo conceito com a diferença de logotipo e apenas uma mala de viagem.
Outro estilista famoso que teve participação em um modelo de carro foi Alexandre Herchcovitch. Nesse caso ele foi convidado pela FIAT a transformar o carro Punto no carro de seus sonhos. Resumindo: Herchcovitch inovou. Carroceria com dois tons de preto (metálico e fosco), teto solar, bancos de couro e acabamento interno na cor laranja, direção de madeira, chave e miolo folheados a ouro.
FIAT Punto por Herchcovitch |
Voltando às parcerias internacionais, a Calvin Klein, em prol de uma instituição de pesquisa para a cura e tratamento da AIDS, customizou um Mini Cooper. O diretor de criação da grife, o brasileiro Francisco Costa abusou do preto fosco, mas muito apropriado para o estilo Calvin Klein. Outros dois estilistas também participaram do projeto. Foram eles: Kenneth Cole e Diane Von Forstenberg.
Todos utilizaram o Mini Cooper como tela para suas criações.
Criação Francisco Costa |
Criação Kenneth Cole |
Criação Diana Von Forstenberg |
Na Itália a FIAT, em parceria com a marca de roupas DIESEL, lançou o Fiat 500 em edição especial com 10.000 unidades (não é um número muito limitado, mas enfim...). Com pintura diferenciada (um tom exclusivo de verde escuro), logos da marca DIESEL, um novo acabamento, novas rodas e interior diferenciado. O FIAT by DIESEL foi baseado na versão Sport do Fiat 500.
Fiat by Diesel 500 |
Em uma homenagem póstuma ao estilista Yves Saint Laurent, no evento ocorrido no Petit Palais, em Paris, que retratava a trajetória de 40 anos do estilista, a Citroën associou a linha DS ao homem que revolucionou o guarda-roupa feminino reafirmando o seu universo "Créative Technologie". A versão fashion do modelo DS3 trazia a bordo as celebridades do mundo da moda e do cinema até o local da badalação. Os carros estavam customizados de acordo com a ocasião, carregando a insígnia da marca de YSL.
Citroën DS3 Yves Saint Laurent |
Há casos em que particulares transformam seus carros de acordo com suas marcas favoritas. Um artista de Nova York, Luis Gispert, levou dois anos fotografando o design dos carros desses consumidores que decoravam todo o interior de seus carros inspirados em marcas que iam de Burberry a Louis Vuitton. Dentre os modelos há um Cadillac Escaled esportivo e de grande porte com bancos, painel e todo o revestimento ao redor com a marca Louis Vuitton, criado pelo artista plástico Takashi Murakami e um BMW decorado com o tradicional xadrez da marca Burberry.
Interiores com marcas Burberry e Louis Vuitton |
E por último, e mais recente, no Salão de Frankfurt, que é uma de feira realizada na Alemanha onde são expostos os últimos lançamentos de tecnologia e design em carros e acessórios automotivos, teve neste ano, um exemplar de luxo ligado a moda. O esportivo da Maserati, marca italiana, que em parceria com a marca Fendi, personalizou o modelo GranCabrio. Utilizou uma cor diferenciada, em um tom de cinza escuro com uma camada dourada no acabamento, batizada de Grigio Fiamma Fendi. O carro ganhou o conceito, a mesma linguagem, além da logomarca da Fendi. Em contrapartida, a marca de roupas, também criou uma edição limitada de malas de viagem como acessório do carro que seriam entregues aos clientes da Maserati.
Maserati GranCabrio Fendi |
A parceria carro e moda cria inúmeras possibilidades principalmente aos designers de carro, pois, inspirados nas passarelas, vão desenvolvendo um design diferente, um detalhe que seja, mas que faz diferença, já que assim como a moda, os modelos de carro também são passageiros e há uma grande concorrência em que quem ganha é sempre quem proporciona mais beleza, exotismo, rompe com o comum e está sempre atento a atender as exigências do consumidor.
O Modelo Fiat Punto do Herchcovitch foi o que eu mais gostei, achei perfeito D:
ResponderExcluirAdorei! Esse primeiro tá a cara da riqueza hahaha :D
ResponderExcluirBeijos
http://www.backstagepessoal.blogspot.com
Dá vontade de ter boa parte desses na garagem! kkk... Vlw, gente!! =D
ResponderExcluir