quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Carros, moda, marcas, carros! Parte 1

Isso mesmo gente, Parte 1! Quer dizer que este é o primeiro de uma série de posts que irei fazer de um determinado assunto. Tentarei fazer com outros temas logo a seguir (espero conseguir). Em um dado momento, eu comecei a pensar no que poderia postar de interessante e que pudesse fazer jus a um post inteiro... Pensei tanto que o resultado foi uma pesquisa extensa e que caberia em 3 posts que irei divulgando aos poucos. Não alongando muito o assunto, certa vez, vi uma matéria sobre um Mini Cooper personalizado com a marca Louis Vuitton. O carrinho, popularizado pelo personagem Mr. Bean das séries de comédia, estava "vestido" tal qual uma bolsa da marca. Achei tão diferente que fui pesquisar não somente sobre este Mini em questão, mas carros que tivessem assinaturas de marcas/estilistas famosos.

Mini John Cooper Works (versão mais cara do modelo
Mini Cooper), personalizado pela empresa CoverEFX

Enfim... Começando pelo Brasil, o já falecido estilista polêmico Clodovil Hernandes foi quem, em parceria com a Chevrolet, lançou um Monza que trazia sua assinatura nos bancos e em um jogo de malas. Foi edição limitada e exclusiva de uma Concessionária em Itororó (BA).

Monza Clodovil

Seguindo o mesmo caminho, a Citroën, lançou o C3 Ocimar Versolato, em 2004 segundo o mesmo conceito com a diferença de logotipo e apenas uma mala de viagem.
Outro estilista famoso que teve participação em um modelo de carro foi Alexandre Herchcovitch. Nesse caso ele foi convidado pela FIAT a transformar o carro Punto no carro de seus sonhos. Resumindo: Herchcovitch inovou. Carroceria com dois tons de preto (metálico e fosco), teto solar, bancos de couro e acabamento interno na cor laranja, direção de madeira, chave e miolo folheados a ouro.

FIAT Punto por Herchcovitch

Voltando às parcerias internacionais, a Calvin Klein, em prol de uma instituição de pesquisa para a cura e tratamento da AIDS, customizou um Mini Cooper. O diretor de criação da grife, o brasileiro Francisco Costa abusou do preto fosco, mas muito apropriado para o estilo Calvin Klein. Outros dois estilistas também participaram do projeto. Foram eles: Kenneth Cole e Diane Von Forstenberg. 
Todos utilizaram o Mini Cooper como tela para suas criações.

Criação Francisco Costa

Criação Kenneth Cole

Criação Diana Von Forstenberg
Na Itália a FIAT, em parceria com a marca de roupas DIESEL, lançou o Fiat 500 em edição especial com 10.000 unidades (não é um número muito limitado, mas enfim...). Com pintura diferenciada (um tom exclusivo de verde escuro), logos da marca DIESEL, um novo acabamento, novas rodas e interior diferenciado. O FIAT by DIESEL foi baseado na versão Sport do Fiat 500.

Fiat by Diesel 500
  
Em uma homenagem póstuma ao estilista Yves Saint Laurent, no evento ocorrido no Petit Palais, em Paris, que retratava a trajetória de 40 anos do estilista, a Citroën associou a linha DS ao homem que revolucionou o guarda-roupa feminino reafirmando o seu universo "Créative Technologie".  A versão fashion do modelo DS3 trazia a bordo as celebridades do mundo da moda e do cinema até o local da badalação. Os carros estavam customizados de acordo com a ocasião, carregando a insígnia da marca de YSL.

Citroën DS3 Yves Saint Laurent

Há casos em que particulares transformam seus carros de acordo com suas marcas favoritas. Um artista de Nova York, Luis Gispert, levou dois anos fotografando o design dos carros desses consumidores que decoravam todo o interior de seus carros inspirados em marcas que iam de Burberry a Louis Vuitton. Dentre os modelos há um Cadillac Escaled esportivo e de grande porte com bancos, painel e todo o revestimento ao redor com a marca Louis Vuitton, criado pelo artista plástico Takashi Murakami e um BMW decorado com o tradicional xadrez da marca Burberry.

Interiores com marcas Burberry e Louis Vuitton  

E por último, e mais recente, no Salão de Frankfurt, que é uma de feira realizada na Alemanha onde são expostos os últimos lançamentos de tecnologia e design em carros e acessórios automotivos, teve neste ano, um exemplar de luxo ligado a moda. O esportivo da Maserati, marca italiana, que em parceria com a marca Fendi, personalizou o modelo GranCabrio. Utilizou uma cor diferenciada, em um tom de cinza escuro com uma camada dourada no acabamento, batizada de Grigio Fiamma Fendi. O carro ganhou o conceito, a mesma linguagem, além da logomarca da Fendi. Em contrapartida, a marca de roupas, também criou uma edição limitada de malas de viagem como acessório do carro que seriam entregues aos clientes da Maserati.

Maserati GranCabrio Fendi

A parceria carro e moda cria inúmeras possibilidades principalmente aos designers de carro, pois, inspirados nas passarelas, vão desenvolvendo um design diferente, um detalhe que seja, mas que faz diferença, já que assim como a moda, os modelos de carro também são passageiros e há uma grande concorrência em que quem ganha é sempre quem proporciona mais beleza, exotismo, rompe com o comum e está sempre atento a atender as exigências do consumidor. 



3 comentários:

  1. O Modelo Fiat Punto do Herchcovitch foi o que eu mais gostei, achei perfeito D:

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  2. Adorei! Esse primeiro tá a cara da riqueza hahaha :D
    Beijos

    http://www.backstagepessoal.blogspot.com

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  3. Dá vontade de ter boa parte desses na garagem! kkk... Vlw, gente!! =D

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