sábado, 21 de agosto de 2010

Maxi Moda 2010

   Dia 20 de agosto, sexta-feira, aconteceu dentro do cinema do Iguatemi Fortaleza, o 3° Seminário de Marketing de Moda no Nordeste (Maxi Moda), promovido por Márcia Travessoni e patrocinadores.
   O evento contou com a presença de 4 palestrates: Crib Tanaka, Renato Kherlakian, Alexandre Birman e Glória Coelho.
   O seminário teve duração de um dia, começando (1hr atrasado), às 9hrs e terminando por volta de 17:30hrs, com direito ao certificado ao final.
   Haviam quiósques dos patrocinadores tais como Contigo!, Diário do Nordeste, Fanor, Coca Cola Zero e Senac. Todos, entre citados ou não, distribuiram brindes ou serviços (maquiador, manicure).
   Voltemos aos palestrantes!
   A primeira a se apresentar foi Crib Tanaka, da marca Espaço Fashion do Rio de Janeiro. Graduada em jornalismo e em Moda, é responsável pelo Marketing da grife. Sempre ligada nas novas mídias, desenvolve junto a marca ações nas principais redes sociais, além de estratégias voltadas para o público internauta.
   Ela falou sobre o último trabalho dentro do site da marca, onde há grande interatividade e trouxe, em números, o quanto que a internet tem ajudado na divulgação da Espaço Fashion. Sem falar que acaba por aproximar seus clientes.
   Com tudo isso a favor da marca, Crib considera que ficar atento ao que a internet tem a oferecer é de suma importância.
   "Há 15 anos o único canal de contato com uma loja era exclusivamente através da vendedora." - Crib Tanaka.
  
   Após um Coffee Break disputadíssimo com direito a frutas secas e crocantes da marca Jasmine, saladas de frutas, sucos e Coca Cola Zero (sem falar de bolos, docinhos e outros quitutes que não consegui visualizar, nem comer devido ao avanço de todos), foi a vez de Renato Kherlakian.
   Renato que está no meio fashion a pouco mais de 30 anos, é o criador das marcas Zoomp, Zapping e, lançada atualmente, a RB Denim.
   Ele contou sobre o início (quase sem-querer) de sua carreira a frente da Zoomp e da Zapping. Após vendê-las, passou quatro anos parado devido a cláusula contratual de não concorrência durante aquele período. Tempo chegado ao fim ele lança a marca RK Denim. O grande barato, além de vários detalhes na costura, é na área do quadril/cintura onde a calça deixa a mulher super confortável ao se sentar, já que o "cofrinho" ficará protegido com o elástico nos cós. Eu curti!
   Algumas modelos vestidas com tais calças demonstraram a inovação aganchando para que todos comprovassem.
   " O que define o valor agregado é o trabalho de imagem de uma marca" - Renato Kherlakian.
   
   Após o almoço, dentro do próprio shopping, voltamos para as próximas palestras. O 1° palestrante da tarde foi nada menos que Alexandre Birman, herdeiro e Vice-Presidente da marca Arezzo, a qual seu pai comanda. Além do trabalho de acessoria ao pai, Birman é criador da Schutz e estourou quando seu nome foi citado em um diálogo onde a personagem Blair Waldorf diz estar "calçando um Alexandre Birman" no seriado Gossip Girls transmitido na Warner Brós Television.
   Alexandre falou sobre o marketing de luxo de suas empresas, além de dar dicas para quem tem ou pensa em abrir um negócio: Motivar seus colaboradores, saber resolver rapidamente e com criatividade os problemas que vão surgindo, fazer pesquisas de opinião, saber que o produto é a base do seu negócio, fazer com que seu empresa seja falada (para o bem ou mal), e investir m propaganda, conhecendo todas as mídias e procurando aquela que tem mais haver com o estilo de sua marca.
 
   Depois de Alexandre, uma parada para outro Coffee Break (dessa vez inalcansável), foi a vez da, também esperada, Glória Coelho. Estilista renomada que começou sua carreira com a marca G há 35 anos e criadora da marca Carlota Joakina. Assina o figurino da atriz Mayana Moura, a Melina da novela Passione exibida na Rede Globo.
   Glória deu enfoque, sobretudo, nos deveres da criação, na definição de temas e quais são suas próprias influências. Sem dúvida, foi uma das melhores palestras, mesmo não falando sobre seu próprio Marketing.

   O evento como um todo foi ótimo, principalmente para quem esperava que os assusntos convergissem entre Marketing e Moda.
   Ouvir de pessoas renomadas, suas histórias de vida dentro dos seus negócios. Não tem preço. Foram grandes lições tiradas de cada palestrante.
   As palavras mais ouvidas de cada palestrante foram: Invenção, Reinvenção, Transformação, Superação, Evolução e revigorante. Mas o principal aprendido e compreendido foi: Comunicação com o público e entender seu público é a chave do sucesso!
Uma parte das coisas que foram distribuídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário