segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Gravata Nossa de Todo Dia

   Com que gravata eu vou? Com que nó fico melhor? 
   Em algum lugar alguém já deve ter tido essa dúvida e não é difícil dizer o porquê, afinal são diversos tipos de nós, são vários modelos de gravatas e mais um tanto de camisas diferentes...
   Antes de entrar em pânico e utilizar o adereço para outros fins, enforcamento, por exemplo, começo dizendo que a gravata no Antigo Egito ela já era usada, logicamente que não era do jeito que é comum usar hoje em dia. Era um amuleto chamado "Sangue de Ísis" e colocado ao redor do pescoço das múmias para protegê-las dos perigos da eternidade. Feita de ouro ou cerâmica, tinha forma de um cordão arrematado com um nó.
   Na China, os guerreiros de Shih Huang Ti, imperador chinês, como forma de status e de elite entre as tropas, usavam um cachecol com um nó em volta do pescoço.
   Ao contrário do que se imaginava antes, a focale dos romanos não foi a pioneira das gravatas, mas acredita-se que sua função era proteger a garganta dos oradores.
   Durante a Guerra dos Trinta Anos, a França contratou soldados mercenários croatas, estes usavam pedaços de tecido em volta do pescoço, atados, com distintivos militar, sendo de tecido rústico para soldados e algodão (ou ceda) para superiores. O adorno acabou causando um grande burburinho na sociedade parisiense, tanto que o Rei Luiz XIV ordenou ao seu alfaiate que criasse peças semelhantes para ele. Os franceses chama a peça de "cravat" que quer dizer croata.
   Com o passar das épocas, as gravatas foram ficando mais simples até chegar ao que encontramos hoje em dia. E para complicar a vida dos pobres mortais do sexo masculino (e por que não dizer do sexo feminino também), conseguiram a proeza de inventar 80 tipos diferentes de nós de gravata...
   Como sou uma pessoa legal (*_*), apresentarei os 5 tipos mais comuns e mais importantes: nó Windsor, nó Simples (ou americano), nó Pratt-Shelby e o nó Noeud Papillou (Gravata Borboleta).
   
Principais nós de gravatas
Nó Borboleta

Ao escolher um look com gravata deve-se ficar atento em algumas dicas:
  • O nó deve entrar em harmonia com o colarinho;
  • A largura da gravata deve ser igual ou menor que a largura do colarinho;
  • Abaixo do nó procure obter o efeito "colher", imprimindo com o indicador;
  • A perna maior da gravata deve-se apoiar sobre o cinto e a perna menor nunca deve aparecer;
  • Nunca se usa gravata por dentro da calça ou da camisa;
  • Não se deve fazer o nó hoje para usar amanhã, pois ao passar a gravata, causará trantornos maiores caso precise desfazer o nó, além de deixá-la amassada;
  • Tente criar seu próprio nó, mas lembre-se de tê-lo impecável e bem apertado;
  • Por fim, o nó da gravata deve ser um ritual para o homem tal como fumar charuto, beber wísk... Precisa-se de tempo, paciência e prazer em estar sempre elegante.

"Dar um bom nó de gravata é o primeiro passo sério na vida de um homem" - Oscar Wilde

2 comentários:

  1. Uiii amiga ta show em!
    Os meninos vao adorar essa materia! ^^
    Bjuuu

    ResponderExcluir
  2. Essa da gravata é super útil! Mas eu já sei dar o nó! =) Ficou jóia a idéia do blog.

    ResponderExcluir