segunda-feira, 8 de março de 2010

Revolução, Passarela, Vida Cotidiana


Segunda-feira, 08 de março de 2010, Dia Internacional da Mulher.
Nesse mesmo 8 de março de 1857, operárias que faziam uma grande greve reivindicando seus direitos, foram presas dentro da fábrica de tecidos, em Nova Iorque a qual trabalhavam, e foram queimadas. Aproximadamente 130 mulheres morreram carbonizadas.
Apesar de remeter a esta tragédia, a data também nos faz lembrar as várias conquistas celebradas por nós mulheres (direito ao voto, anti-concepcionais, carga horária menor de trabalho,...) e lutas pelas quais ainda enfrentamos (igualdade de salários, violência: sexual, psicológica, física,...).
Em cada necessidade e conquista as roupas femininas vão sendo adequadas aos casos.
Espartilhos foram dando lugar aos sutiens, saias dividem lugar no guarda-roupa com calças (compridas ou curtas), as várias roupas de baixo desapareceram deixando apenas sutien e calcinha, os vários metros de tecido em uma saia por roupas mais coladinhas ao corpo. Todas essas mudanças facilitaram a vida da mulher, diminuindo o tempo para se arrumar e sair para trabalhar. Quer queira, quer não, nossas roupas atuais provém de conquistas e lutas de mulheres cansadas de serem tratadas como objetos sem expressão, sem vontade própria.

(OFF): O que seriam de nós, mulheres, sem a liberdade de um short ou uma saia curta com regata nos dias mais quentes desses estados brasileiros?

Só uma ressalva: conforto e comodidade não têm nada haver com se vestir mal, ou de qualquer jeito. Bom senso e bom gosto não custam nada! Fica a dica!

Feliz Dia Inter das Mulheres!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário